sábado, 14 de junho de 2014

Educação Boa e Barata

Paulo Werneck

Iluminura do Codex Manesse
Fonte: Wiki

Este é um mundo cheio de contradições. Às vezes sinto que quero abandonar o barco, tamanha a mediocridade imperante, pós doutores deitando falação sem sentido, defensores do ensino público de qualidade alérgicos ao estudo, e que tais. Mas, por outro lado, não deixo de me surpreender com possibilidades impensáveis há pouco tempo.

Os cursos à distância, não poucas vezes muito criticados, é um desses casos que me maravilham. Começarei amanhã a estudar história medieval de graça, junto com mais de oito mil colegas de 132 países diferentes, num curso totalmente gratuito oferecido pela Universidade de Colorado (acesso por Coursera, endereço abaixo).

É um exemplo. Estudei a alta idade média por Yale, estou estudando história do capitalismo americano, um curso bastante denso, por Cornell. Também estou estudando a história do rock anglo-saxão por Rochester. Posso garantir que não me decepcionei com nenhum deles.

O problema, nesses cursos, é que são ministrados em Inglês. Para mim, está sendo até vantajoso, pois estava bem enferrujado, mas estou melhorando bastante.

Existem também cursos em outras línguas, até mandarim (quem se habilita?) e dos mais variados temas - administração, matemática, engenharia, informática, culinária - não faltam opções.

Até em português tem, sejam ministrados por instituições brasileiras, sejam legendados.

Os portais de entrada que já conheço são os seguintes:
www.edx.org
www.coursera.org
www.veduca.org
O interessado se cadastra nos portais, que dão acesso aos cursos. Não são sites com endereços, são efetivas portas de entrada.

Alguns cursos também são oferecidos na modalidade paga, para aqueles que queiram receber um certificado. Nesse caso o aluno não apenas paga pelo curso, mas também tem que fazer as provas e trabalhos exigidos, para ser aprovado. Não basta pagar.

Outras opções existem na Internet, como os cursos do Sebrae, mas nesses casos é necessário que o interessado acesse o próprio site de quem oferece o curso.

Bom estudo para todos.

Agradeço que quem encontre outro portal de qualidade, me passe o endereço para que esta postagem seja atualizada.