quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Pausa Refrescante

Paulo Werneck

Foto: Felipa Lux

Na busca de um lugar para almoçarmos, os sr. e sra. K e eu, numa tarde no Leblon, quase entramos num lugar simpático e aconchegante, mas paramos na porta ao verificarmos que seria um café, ou casa de chá, ou chocolateria, não um restaurante. O almoço acabou ocorrendo no Brigitte's, como relatado em "Receita Clássica?", sem o gran finale, qual seja a sobremesa.

Nova busca por um lugar adequado, todavia busca rápida, pois aquela casa, inicialmente abandonada, por inadequada para o desiderato anterior, ocupou nossas mentes como a possibilidade mais apetecível na nova conjuntura.

Num átimo adentramos o estabelecimento, música suave, balcão repleto de tentações de chocolate, mesinhas, cadeiras e sofás a esperar comensais, decoração com flores e tons pastéis.

No balcão quatro cumbucas com sorvetes, avidamente provados pelos meus companheiros. Não me juntei a eles nessa agradável missão, saborosa mas desnecessária, tendo em vista o verde desmaiado do sorvete de pistache. A mera auditoria visual já me pareceu suficiente para me decidir pela decidida qualidade do produto, o que posteriormente ficou provado e comprovado.

Os Ks provaram dois ou três sabores cada qual, aprovaram as informações advindas de suas papilas gustativas, e nos sentamos, pedidos enunciados.

O que parecia bom continuou melhor. Serviço atencioso, sorvetes servidos em lindas taças, prazer total para os sentidos.

Aqui vale uma observação: são apenas quatro sabores de cada vez, cada qual em uma cumbuca inox que deve conter uns quatro ou cinco litros do produto, sendo repostas, na medida em que vão acabando, por novos sabores recém produzidos no local.

Todavia estávamos dominados pelo bicho carpinteiro, ou melhor, pelo bicho andarilho. Fomos tomar um café expresso em outro local, pelo singelo prazer de andar pelas ruas da cidade. O café foi bom, muito bom, espantosamente bom, numa micro loja uma quadra adiante, a Bel Trufas, cuja especialidade não é café...

Dali nossos passos nos levaram à Livraria Argumento, outra tentação, e dos livros para o café da própria livraria, para outro café. O prato do dia era penne com banana da terra, mas já havíamos almoçado, ficou para outra oportunidade.

Talvez o cansaço nos tenha tornado irritadiços, o fato é que o ruído nada exagerado dos outros frequentadores nos lembrou da primeira casa, tão silenciosa e tão geladinha, e para lá voltamos.

Só que o desejo de café deu lugar ao desejo de matar a sede, o que nos levou à soda italiana, uma bobagem bem humorada, água mineral gasosa misturada com xarope, vários sabores.

Começamos com a soda de tangerina: uma viagem no tempo de volta ao drops Dulcora, embalados um a um. A soda de melancia nos remeteu à tradicional Confeitaria Cavé e seu refresco de groselha. A soda de maçã verde nos fez querer encontrar alguma reminiscencia, mas nada nos ocorreu, e ficou sendo apenas soda italiana de maçã verde...

Ah, last but not least, a casa em questão, melhor dizendo um oásis no meio da cidade grande, chama-se Envidia. Nota mil.

Serviço:
Bel Trufas: Rua Dias Ferreira 521
Envidia Chocolateria: Rua Dias Ferreira 106
Livraria Argumento: Rua Dias Ferreira 417