segunda-feira, 25 de março de 2013

Eremildo, o Honesto

Paulo Werneck

Palazzo Pamphili
Fonte: Wikipedia

Há anos não leio jornais, salvo as receitas do Celidônio, que deixei de ler por não as realizar na minha cozinha - tenho muito mais receitas que tempo para usá-las -, e os desenhos do Bruno Drummond - Gente Fina - que espero serem lançados em livro para fazerem parte da minha biblioteca, em lugar de honra.

Hoje, não sei por que cargas d'água, folheei o jornal de um amigo, O Globo de 24 de março, e me deparei com Eremildo na coluna do Elio Gaspari. Recordei que já curti ambos.

Eremildo comentou uma afirmação que a presidente Dilma teria feito no sentido de que não é suficiente desenvolver sistemas de alarme e que as pessoas não devem viver em áreas de risco.

Pergunto ao leitor: estaria equivocada a presidente? Pessoas devem permanecer em áreas de risco e sair delas todas as vezes que alarmes soarem? Elio Gaspari gostaria de viver num lugar do qual deva se afastar quando chover forte?

Eremildo descobriu que foram gastos apenas R$ 4.7 milhões das verbas destinadas à contenção de encostas, mas não o motivo. Seriam as leis que engessam os gastos públicos, com tantas exigências que por dá cá uma palha os tribunais de contas os questionam? Seria a inexperiência ou a incompetência dos gestores públicos que não sabem administrar? Será que a presidente tem que sair de Brasília e ocupar o cargo dos governadores e prefeitos?

Mas não, Eremildo se queima porque a presidente foi a Roma, gastando rios de dinheiro, e a embaixada do Brasil está no Palácio Doria Pamphili na Piazza Navona, um dos mais belos palácios, se não o mais belo, localizado num endereço primoroso.

Deveria nossa presidente viajar como passageira comum e se locomover no exterior de táxi?

Deveria nossa embaixada estar localizada numa água furtada? Embaixada essa que não foi comprada pelo PT, diga-se de passagem, mas é fruto do esforço patriótico de um brasileiro, o Embaixador Hugo Gouthier de Oliveira Gondim.


Parece-me que Eremildo carrega consigo a síndrome de vira-lata e é honesto - qualidade rara - ao se intitular idiota.

Quanto ao senhor Elio Gaspari, faz oposição por fazer, ou por receber?

PS: O palácio pode ser visitado virtualmente pela página da embaixada.