quinta-feira, 5 de abril de 2012

Até comprar é difícil

Paulo Werneck

Debret: Mercado da Rua do Valongo
Fonte: http://www.reporterbrasil.org.br

Tentei adquirir dois eletrodomésticos via web para entregar em casa de uma parente. Primeiro entrei nos sites de preços, mas são tantas as alternativas que fiquei doido. Além do mais, não disponho de farta criadagem para receber as compras, entendi melhor comprar tudo no mesmo lugar, o que reduziria as entregas a uma única.

Abrindo mão da busca frenética pelo melhor preço, optei pela loja virtual do Ponto Frio.

Fria.

Na primeira tentativa, não passei na análise de crédito e recebi uma gentil mensagem:
Prezado(a) Paulo de Lacerda Werneck,

Para sua maior segurança, temos como procedimento conferir e confirmar os dados de sua compra. Por isso, é muito importante que as informações fornecidas estejam completas e corretas.

Após esta análise, detectamos algumas inconsistências de dados nas informações do seu pedido nº 16243923. Com isso, não foi possível dar prosseguimento a sua compra, de acordo com as políticas internas do PontoFrio.com.

IMPORTANTE:

  • No ato do pagamento é comum haver erro de digitação do número do cartão, do código de segurança e da data de validade.

  • É importante que você mantenha seu cadastro no site sempre atualizado, pois as informações fornecidas são usadas para confirmar os dados do seu pedido.

  • Caso tenha qualquer outra dúvida, acesse aqui.
Eu esperava poder voltar à loja virtual e redigitar o número do cartão, código de segurança e data de validade, mas essa opção não é oferecida.

Fazer o quê? Novo pedido, o que me consumiu muito tempo, não tanto como da primeira vez. Antes verifiquei o limite de crédito do cartão para cercar todas as alternativas.

Feito o novo pedido, mais de 24 horas se passaram e o pedido ainda em análise de crédito.

Entro no chat da loja virtual, pergunto o que está acontecendo. A resposta é que a loja se reserva 48 horas para analisar o crédito (que na loja física é instantâneo).

Resolvo então cancelar o pedido, um contrato de compra e venda ainda inconcluso, pois a loja ainda não havia concordado.

Para minha surpresa o atendente disse que a compra só poderia ser cancelada após a análise de crédito ser concluída. De nada valeram meus argumentos e ameaças.

Vejam abaixo o diálogo, do qual só retirei os dados pessoais e corrigi os meus erros de digitação:

11:57:09 ATENDENTE diz: Olá, Paulo Werneck. Por favor, anote o número do protocolo deste atendimento: 96123649. Como posso ajudá-lo(a)?

11:58:05 Paulo Werneck diz: Fiz uma compra no dia 3 que foi recusada na análise de crédito. A mensagem sugeria erro no preenchimento dos dados do cartão.

11:58:36 Paulo Werneck diz: Fiz então ontem outra compra idêntica que está aguardando análise de crédito.

11:59:04 ATENDENTE diz: são 48 hrs para aprovação

11:59:25 Paulo Werneck diz: Espero uma solução, pois se por algum motivo a Ponto Frio não quer vender, vou sair para comprar na CONCORRÊNCIA. Mas não quero comprar duas vezes a mesma coisa.

12:00:21 Paulo Werneck diz: Se eu comprar na loja a aprovação é instantânea. Quem avalia o crédito é o Cartão, e tenho crédito disponível no cartão.

12:00:42 Paulo Werneck diz: Se é para esperar até amanhã, como faço para cancelar o pedido?

12:01:52 ATENDENTE diz: nº do pedido

12:03:16 Paulo Werneck diz: Já digitei. Mas aqui vai outra vez: 16273380.

12:03:42 Paulo Werneck diz: Se resolverem em meia hora eu aguardo. Senão desisto.

12:04:45 ATENDENTE diz: Sr , são 48 hrs para aprovação

12:05:29 Paulo Werneck diz: então, como cancela o pedido agora?

12:05:57 ATENDENTE diz: Só o sr esta confirmando que solicito o cancelamento

12:06:10 Paulo Werneck diz: estou confimando

12:06:56 ATENDENTE diz: Já foi solicitado o cancelamento , peço que aguarde a confirmação por email

12:07:07 Paulo Werneck diz: quanto tempo?°

12:07:24 ATENDENTE diz: 24 hrs

12:07:58 Paulo Werneck diz: é impossível. Devo acionar o PROCON?

12:08:16 ATENDENTE diz: Fica a seu critério sr

12:09:03 Paulo Werneck diz: OK. Acionarei o PROCON. Parabéns a toda a equipe do Ponto Frio. Acabaram DE PERDER UM CLIENTE de mais de dez anos e alto poder aquisitivo.

12:09:54 Paulo Werneck diz: Aliás postarei isso também no meu blog e no site Reclame Aqui,

12:10:21 Paulo Werneck diz: É ridículo demorar 24 horas para cancelar uma compra via internet.

12:11:38 ATENDENTE diz: Não sabemos será aprovado , pedimos que aguarde a aprovaçaõ para ser cancelado

12:13:34 Paulo Werneck diz: Agora ficou mais complicado. Vão prosseguir com uma pretensa análise de crédito (que quem dá é o Master Card, se for pedido, para então, se aprovado, cancelarem minha compra? Nem Franz Kafca pensaria um processo tão doido.

12:13:54 Paulo Werneck diz: Qual o sentido de analisar o crédito de quem não quer comprar?

12:14:37 Paulo Werneck diz: Que direito tem o Ponto Frio de continuar a avaliar minha credibilidade financeira se não sou mais cliente?

12:15:28 Paulo Werneck diz: Qualquer pergunta que o Ponto Frio faça a alguma instituição passou a ser imotivada e sujeita a processo de danos morais.

12:15:46 Paulo Werneck diz: Será que o Ponto Frio não tem assessoria jurídica?

12:16:49 ATENDENTE diz: Sr , peço que aguarde a aprovação

12:18:08 Paulo Werneck diz: NÃO QUERO APROVAÇÃO. QUERO CONFIRMAÇÃO DO CANCELAMENTO AGORA. Estou me vestindo para ir comprar a geladeira e a lavadora em loja de rua da concorrência.

12:19:03 ATENDENTE diz: peço que aguarde aprovação

12:19:07 Paulo Werneck diz: DESISTI DA COMPRA. Não há pedido a ser aprovado. Sugiro consultar a supervisão, o gerente, alguém mais graúdo, antes que o Ponto Frio tenha de ser chamado às barras dos tribunais.

12:20:13 Paulo Werneck diz: Isso se chama de manifestação unilateral da minha vontade. Fiz um pedido, o Ponto Frio não concordou ainda, desisti antes da concordância do Ponto Frio.

12:20:41 Paulo Werneck diz: Não há o que ser aprovado. Se for recusado, posso alegar dano moral.

12:20:58 ATENDENTE diz: Peço que aguarde aprovação do pedido , assim que for aprovado ou reprovado será informado

12:21:23 Paulo Werneck diz: Então, como vai ser. Cancela-se o pedido agora ou vou ganhar um dinheirinho no Tribunal de Pequenas Causas?

12:23:49 Paulo Werneck diz: Para ficar bem claro, pois a cópia desta conversa será anexada ao processo judicial, se houver:

12:24:36 Paulo Werneck diz: CANCELO O PEDIDO nº 16273380, referente à aquisição de uma geladeira e uma lavadora,

12:24:46 ATENDENTE diz: Sr , fica a critério do sr , porém eles tem prazos minimos para realização dos procedimento , peço que aguarde

12:24:59 Paulo Werneck diz: pedido anteriormente feito ao Ponto Frio por Paulo de Lacerda Werneck,

12:25:26 Paulo Werneck diz: para entrega na residência de XXXXXXX.

12:26:19 Paulo Werneck diz: Acho que ficamos assim então. O Ponto Frio quer um prazo de 24 horas para cancelar uma compra pela internet.

12:26:23 Paulo Werneck diz: Não concordo.

12:26:30 Paulo Werneck diz: Ficou a meu critério.

12:26:33 ATENDENTE diz: Entendo sr , o procedimento já foi realizado , peço que aguarde a aprovação

12:26:37 Paulo Werneck diz: Meu critério é esse.

12:27:07 Paulo Werneck diz: Expliquem-se depois ao Juiz o critério do Ponto Frio de analisar o crédito de uma compra cancelada.

12:27:13 Paulo Werneck diz: Desejo boa sorte.

12:27:24 ATENDENTE diz: Posso ajudá-lo em algo mais?

12:27:46 Paulo Werneck diz: Não. Não ajudou em nada. Ficamos na mesma.

12:27:58 Paulo Werneck diz: Infelizmente não foi legal.

12:28:04 ATENDENTE diz: Posso auxiliá-lo em algo mais ?

12:28:22 Paulo Werneck diz: Perderam uma venda e ganharam um processo de danos morais.

12:28:53 Paulo Werneck diz: Sugiro que avise alguém mais graduado para a bomba depois não cair nas tuas costas.

12:29:00 Paulo Werneck diz: Tenha uma boa tarde.

12:29:08 ATENDENTE diz: Já foi encaminhado para o setor responsavel, peço que aguarde

12:30:31 Paulo Werneck diz: Boa tarde.

12:31:02 ATENDENTE diz: Posso ajudá-lo em algo mais?
Nesse momento me desconectei, pois a última frase do Ponto Frio não pode ser boa tarde, até logo, sinto muito, tem que ser uma pergunta, o que torna impossível encerrar cortêsmente a conversação...